VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

Nov16

Colónia, a cidade onde repousam os Reis Magos

A última viagem que fizemos foi uma espécie de roadtrip no fim de semana antes do Halloween, onde conhecemos várias cidades europeias, uma delas a cidade alemã Colónia! Colónia ou Köln, é a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste da Alemanha, e é a 4ª maior cidade alemã. Foi a nossa primeira vez na Alemanha!

Depois de uma viagem de cerca de cinco horas, assim que saímos do carro deparamos-nos imediatamente com o Dom, a imponente catedral. Apesar da curiosidade deixamos a visita para mais tarde, e dirigimos-nos às margens do rio Reno, onde por ser sábado estava a decorrer a Flohmarkt, uma espécie de feira da ladra com muitos artigos vintage, e várias barraquinhas onde se podem comer vários petiscos e beber cerveja. Nesta feirinha, como não poderia deixar de ser, havia uma barraquinha a vender petiscos portugueses! Portugal está mesmo em qualquer canto do mundo, é incrível.

Estava um bonito dia de sol, com várias pessoas a passear e muitas crianças a brincar, pelo que se tornou num passeio que adoramos! Aproveitamos para nos sentarmos nas margens do rio e comer, antes de prosseguirmos a descoberta de Colónia.

Depois de uma pequena pausa resolvemos atravessar para a parte nova da cidade, onde nos dirigimos para o KölnTriangle. Este é um prédio com 103 metros de altura que oferece uma vista panorâmica sobre a cidade. A subida faz-se através de um elevador, e tem um custo de 3€. Vale muito a pena, pois a vista é mesmo espectacular!

Depois de apreciarmos a cidade vista do alto, voltamos à parte antiga da cidade ou Altstadt atravessando para isso a ponte Hohenzollernbrücke. Esta é uma ponte que atravessa o rio Reno e onde apenas circulam comboios e pessoas, sendo famosa pelos milhares de cadeados que a decoram. Conhecendo a Pont des Arts em Paris, esta ponte deixou-me boquiaberta com a quantidade de cadeados que possui! Milhares de cadeados, milhares de promessas de amor!

Colónia é conhecida como a metrópole das artes, devido aos inúmeros museus que possui. Existem cerca de 40 museus e aproximadamente 100 galerias pela cidade. Várias épocas e culturas podem ser admiradas, por exemplo a era romana no Römisch-Germanisches Museum, a Idade Média no Wallraf-Richartz-Museum e na Fondation Corboud, até à época contemporânea no Museum Ludwig ou no Museum fur Angewandte Kust. Além deste museus, existe um bem delicioso, o Museu do Chocolate da Lindt. Como o tempo estava do nosso lado, optamos por não visitar nenhum museu. Não nos apeteceu estar fechados dentro de quatro paredes, pelo que preferimos conhecer a cidade.

Passeamos pelas praças centrais onde se encontram a maior parte das pessoas a conviver! Fischmarkt, Alter Markt e Heumarkt, são praças todas próximas umas das outras, todas elas muito bonitas onde podemos percorrer pequenas ruelas e descobrir casinhas pitorescas coloridas! Nestas praças são muito comuns os bares onde podemos beber a famosa Kölsch, a cerveja tradicional de Colónia que é servida em copos altos e estreitos. Apesar de ser um elemento importante da cidade, acabamos por não provar, pois não somos apreciadores de cerveja.

Deslumbrados pelos cantos e recantos da cidade, resolvemos descobrir a imponente catedral que data de 1248, onde se encontram os restos mortais dos Reis Magos (os quais existem neste local desde 870)! Esta é a terceira catedral gótica mais alta do mundo, com torres de 157 metros de altura, sendo um dos monumentos mais visitado do país. É Património Mundial da UNESCO desde 1996.

Colónia tem várias datas importantes durante o ano, uma delas é o Carnaval! É uma festa tão importante que a consideram como a quinta estação do ano! Estas festividades começam sempre no dia 11 de Novembro às 11h11, e terminam na quarta-feira de cinzas. Outras comemorações importantes são a Christopher Street Day, que é um enorme desfile do movimento gay-lésbico que acontece no primeiro fim de semana de Julho; outra é a Kölner Lichter, que ocorre em Julho onde há um grande fogo de artificio acompanhado de música que iluminam os céus de Colónia, com um cortejo de embarcações no rio Reno. E obviamente na época de natal, Colónia tem um charme particular! Com muitas feirinhas de natal e presépios pelas ruas.

Não posso terminar este relato de Colónia, sem falar de um dos perfumes mais conhecidos do mundo: a Àgua de Colónia! Pois é, quando pensamos na Àgua de Colónia, nunca pensamos que esta é originária desta cidade. Aqui existe a mais antiga fábrica de perfumes do mundo, ainda em funcionamento, a Farina Haus, onde foi criada a primeira Eau de Cologne em 1709. Não entramos aqui, mas entramos noutro estabelecimento, o 4711. Este estabelecimento foi criado cem anos mais tarde do primeiro, e possui este nome, porque antes da chegada das tropas francesas em 1794, foram atribuídos números a todos prédios. E desde aí, esta unidade de produção ficou com este nome: 4711. Nesta loja, podemos encontrar um pouco da história da Àgua de Colónia, bem como adquirir produtos bem cheirosos!

Incrível a quantidade de coisas que Colónia tem para descobrir não acham? Nós adoramos! :)