Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

24
Fev15

Domaine de Sceaux, Versailles em ponto pequeno

A poucos quilómetros de Paris existe o magnífico Domínio de Sceaux, o qual infelizmente penso ser desconhecido para a maior parte dos turistas que se deslocam à capital. 

Este domínio estende-se entre a cidade de Antony e Sceaux, contando com um total de 181 hectares, tendo sido criado por Jean-Baptiste Colbert e pelo seu filho o marquês de Seignelay no final do século XVII.

É sem sombra de dúvida um dos mais belos locais situados a sul de Paris. Pessoalmente, não conhecia este sítio até muito recentemente e desde então já lá fui várias vezes passear, fazer picnics e dar a conhecer este cantinho a outras pessoas que vieram em visita a Paris. 

Constituído por vários pontos, começamos então por dar de caras com o castelo logo à chegada com os imponentes jardins nas traseiras.

20141229_131239.jpg

IMG_1505.JPG

IMG_1502.JPG

Confesso que quando conheci este espaço não pude deixar de compara-lo ao palácio de Versailles, mas em ponto mais pequeno. 

Caminhando ao logo destes jardins vamos descobrindo cantinhos muito bonitos como L'Orangerie (o laranjal) num dos lados do castelo e o Pavillon de l'Aurore, que é uma espécie de casa de jardim que encontramos no meio dos imensos hectares.

IMG_1558.JPGIMG_1559.JPGIMG_1523.JPG

Existem dois lagos, o Grand Canal onde por vezes se vêm pessoas com barcos telecomandados, e o Bassin de l'Octogone com várias estátuas em seu redor além de uns encantadores chafarizes. Dois locais propícios a inúmeros picnics na época de verão.

IMG_1515.JPG

IMG_1526.JPG

IMG_1553.JPG

IMG_1555.JPG

DSC02530.JPG

Além destes espaços que partilhei, existem outros que ainda não conheci visto que o parque é enorme! Existe um museu que alberga várias colecções e exposições; uma loja que vende produtos relacionados com o domínio; Les Ecuries, que são nada mais nada menos que os antigos estábulos onde actualmente há exposições temporárias, um espaço multimédia e uma livraria. Há ainda Le Petit Chateau que é um dos edificios mais antigos, o Pavillon de Hanovre que é outra casa de jardim, e um memorial da deportação dos judeus de Hauts-de-Seine.

20141229_131742.jpg

Aconselho vivamente a visita a este lugar, quer seja para fazer desporto, um picnic ou simplesmente passear!

4 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Coleccionando lugares

Paris sera toujours Paris

Leitura

Memórias