VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

Jan15

Honfleur, uma cidade portuária encantadora

Num fim de semana de Julho de 2014 resolvemos dar uma escapadela até à costa do norte de França, pois estar em pleno verão a mais de 200 quilómetros de uma praia custa um pouco! Escolhemos alguns destinos e lá fomos nós num sábado de manhã rumo ao norte.

Honfleur foi a cidade para onde nos dirigimos, cidade esta que foi recomendada por colegas e após algumas pesquisas fiquei ainda mais curiosa. Honfleur é uma pequena cidade portuária situada a aproximadamente 200 quilómetros de Paris, conhecida pelo seu Vieux Bassin pitoresco, pelas casas características da região e pelo inúmeros artistas que por lá passaram como Claude Monet por exemplo.

Apesar de chegarmos lá e sermos brindados com alguma chuva, ficamos imediatamente rendidos! Este pequeno porto, conhecido por Vieux Bassin repleto de lojinhas, restaurantes e habitações ao redor é realmente encantador. Tornou-se ainda mais bonito quando o sol decidiu dar um arzinho da sua graça.

Saindo um pouco das margens do porto, existem imensas ruelas a descobrir. Numa delas existe uma farmácia bem antiga, a qual conta com o mais pequeno museu de França dedicado a um escritor e humorista francês que nasceu ali mesmo em 1854, Alphonse Allais.

São também inúmeras as igrejas que vão aparecendo, entre elas a Église Saint-Léonard, a Église Saint-Etienne e a a Église Sainte-Catherine (fotografias abaixo) entre muitas outras, todas elas com uma arquitectura muito bonita.

Como era sábado, a feira estava instalada na cidade o que deu logo outra vida às ruas. Passamos a manhã e parte da tarde nesta cidadezinha. Depois de um passeio nas cidades vizinhas e de um banho na praia de Deauville, ao fim do dia decidimos voltar a Honfleur para jantar. E se tínhamos adorado este cantinho durante o dia, à noite ainda se tornou mais lindo! Repleto de pessoas a jantar nas esplanadas e as luzes a ligarem-se e a reflectirem na água, tudo resultou num ambiente espectacular. Escolhemos um restaurante onde jantamos com música ao vivo e de seguida demos mais umas voltas pela cidade.

Sem dúvida uma pequena cidade portuária encantadora que recomendo!