Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

08
Jan15

Liberté Egalité Fraternité

Charlie Hebdo é um jornal semanal satírico francês. Completamente a favor da liberdade de expressão este publica crónicas, relatórios, caricaturas sobre os mais variados temas que por algum motivo causam polémica. Ocasionalmente fazem trabalho de investigação publicando posteriormente as suas reportagens. Política, economia, sociedade francesa e religião, são os seus principais temas.

Devido aos temas abordados, obviamente que se tornou rapidamente num jornal bem polémico e pouco apreciado por aqueles que se sentem de alguma forma visados, pelo que este foi alvo de muitas queixas e ameaças.

Ontem dia sete de Janeiro de 2015 a sede deste semanário, criado por volta de 1970, sofreu um ataque terrorista. Um total de 12 mortos, 4 feridos em estado grave e mais algumas dezenas de pessoas em estado de choque.

Esta manhã outro tiroteio na zona sul de Paris que mais uma vez fez duas vítimas, em que uma delas acabou por morrer. Ainda não se sabe exactamente se este tiroteio tem ligação com o de ontem.

Agora pergunto-me, como sempre me perguntei, como é que nós seres humanos somos capazes de cometer tamanhas barbaridades. Como é possível atacarmos o nosso próximo sem piedade e sem motivos suficientemente válidos, e neste caso em nome da religião? Desde quando é que um deus nos leva a cometer actos deste género, em seu nome? Estas são algumas das muitas perguntas às quais nunca teremos respostas que nos satisfaçam.

Como a maior parte dos cidadãos em França e do resto do mundo, também eu fiquei tocada com estes acontecimentos não fossem estes terem acontecido a apenas uma dezena de quilómetros de onde vivo actualmente. Além de tocada, sinto-me obviamente assustada e com algum receio de sair à rua. 

Só espero que estes acontecimentos encontrem o seu fim, e só peço ao meu Deus que não hajam repercussões negativas quando os culpados forem encontrados.

charlie1.jpgcharlie2.jpgcharlie.jpg

Gostava que um dia assistíssemos ao lema da República Francesa aplicado em todo o seu esplendor.

 

LIBERTÉ EGALITÉ FRATERNITÉ

2 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Coleccionando lugares

Paris sera toujours Paris

Leitura

Memórias