VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

Out15

Férias em Lloret de Mar

Neste Verão decidimos dar um salto até Espanha a meio das nossas férias, mais precisamente a Lloret de Mar! Situada em plena Costa Brava e banhada pelo Mar Mediterrâneo, esta cidade da província de Girona na Catalunha conta com cerca de 37734 habitantes que falam essencialmente catalão e espanhol.

Apanhamos o avião a partir do Porto até Barcelona numa segunda-feira bem de manhãzinha, seguindo-se o transfer até Lloret de Mar de autocarro. Super ansiosos em chegar ao destino, a viagem foi demasiado longa e cansativa, não fosse o nosso destino estar a cerca de 83 quilómetros do aeroporto de El Prat Barcelona. O problema nem foram os quilómetros, mas sim as muitas paragens para deixar os restantes turistas nos seus hotéis...

Quando finalmente chegamos, efectuamos o check-in e depois de espreitar a vista do nosso quarto, dirigimos-nos imediatamente para a Platja de Lloret, que era aquela que se encontrava mais perto do hotel.

Ficamos logo rendidos à bonita praia que descobrimos, pelo que depois de almoçarmos decidimos ficar por aqui para descansar na areia, visto que estávamos cansados da viagem.

No segundo dia, depois de uma boa noite de descanso partimos à descoberta de Lloret de Mar. De mochila às costas e de biquíni vestido lá fomos nós conhecer cada cantinho, sempre de toalha na mão caso nos apetecesse ir dar um mergulho!

Chegando ao final do areal da Platja de Lloret, surgiu um caminho pedestre através do qual tínhamos uma vista espectacular! Encontramos aí a famosa estátua La Dona Marinera, uma estátua em bronze construída em 1996, que acena para o horizonte. É uma homenagem às mulheres que na época marítima ficavam sós em casa enquanto os homens tentavam fazer fortuna do outro lado do Atlântico.

Após a estátua o percurso pedestre continua, levando-nos a locais repletos de palmeiras e outras plantas com algumas esplanadas lá pelo meio. Locais sem dúvida muito bonitos pelos quais sabe muito bem caminhar!

Já de tarde eu queria visitar os Jardins de Santa Clotilde, mas como não sabíamos muito bem por onde havíamos de ir fomos caminhando, acabando por encontrar não os jardins mas sim a Platja de Fenals!

Uma praia bastante mais calma que a de Lloret, visto se encontrar um pouco distanciada do centro da cidade. Obviamente aproveitamos logo para fazermos uma pausa e mais uma vez mergulharmos no Mar Mediterrâneo, mar este que me deliciou com a sua água límpida e de temperatura muito agradável. Fartei-me de nadar no mar, algo que praticamente nunca faço!

Sentindo que já não devíamos estar muito longe dos Jardins de Santa Clotilde, resolvi continuar a procurar, algo que não agradou muito ao namorido que já estava farto de andar! Mas andar tudo o que andamos e voltar para trás sabendo que devíamos estar perto, estava fora de questão, então lá fomos nós e acabamos finalmente por encontrar os jardins...

Os Jardins de Santa Clotilde datam do início do século XX e são o melhor símbolo de jardinagem catalã contemporânea. Encontram-se no topo de uma falésia que oferecem vistas impressionantes sobre o mar! Rapidamente sentimos que estamos no paraíso, perdidos entre o verde da natureza e o azul do mar e do céu.

A entrada para estes jardins têm um custo de 5€, o que achamos um pouco caro, de qualquer forma gostei muito deste jardim paradisíaco!

Depois de um dia bastante preenchido e cansativo, jantamos e passeamos nas ruas de Lloret de Mar principalmente na Avinguda de Just Marlès que é onde se encontra a maior parte das atracções nocturnas. Bares, discotecas e comércios tornam esta avenida uma avenida cheia de movimento atraindo as pessoas, principalmente jovens de toda a Europa! Lloret de Mar é um dos destinos escolhidos para muitas viagens de finalistas, e ao estar lá só pude confirmar que é um local perfeito para celebrar entre amigos, obviamente com limites! Caso contrário facilmente nos podemos "perder" e a viagem perfeita pode acabar mal, como já foi noticiado algumas vezes. O acesso a álcool e até mesmo drogas é fácil e acessível por aqui, o que constatamos ao longo destes dias.

Sem grandes excessos, usufruímos desta animada avenida tanto de noite como de dia! Foi em Lloret de Mar que descobri o meu cocktail preferido: Daiquiri de Melancia!

Nos dias seguintes continuamos a explorar Lloret de Mar, que apesar de parecer pequeno tem muito que conhecer, o que acabou por nos surpreender e agradar muito.

Uma delas é a Iglesia de Sant Romà que está localizada em pleno centro da cidade. Uma belíssima obra modernista de estilo gótico catalão, que não passa despercebida.

Outra obra modernista presente em Lloret de Mar é o Cementerio Modernista. Este é um cemitério que representa os espanhóis que viajavam até à América para fazer fortuna e voltavam ricos. Uma visita um pouco macabra mas interessante, visto se tratar de um cemitério totalmente diferente daqueles que estamos acostumados a ver.

Também em pleno centro de Lloret de Mar, em frente à Platja de Lloret existe o Museu del Mar de Lloret o qual decidimos visitar no último dia visto que choveu! Neste museu está exposta a história da navegação no Mediterrâneo e no Atlântico.

Imediatamente ao lado deste museu encontramos o Passeig Verdaguer que nos leva à Casa de la Vila de Lloret de Mar, ou seja a Câmara Municipal.

Claro que durante a descoberta da cultura de Lloret de Mar houve muitas caminhadas pois existem imensos caminhos pedestres ao longo da costa, os quais percorremos e através dos quais fomos sempre presenteados com fantásticas paisagens. Vale mesmo muito a pena dar estas caminhadas. Nós conseguimos romper a sola dos chinelos... para a próxima já sabemos, levamos calçado mais adaptado!

Entre tanto passeio obviamente que houve tempo para relaxar na areia! Banhos de sol e banhos de mar não faltaram, os quais a maioria na praia que elegemos a nossa favorita de Lloret de Mar: Sa Caleta! É um cantinho na Platja de Lloret, mesmo encostada à falésia onde se encontra o castelo. Este castelo trata-se  de uma propriedade particular, e é certo que mesmo não se tratando de um castelo a sério, este edifício dá muito encanto a esta zona da praia, toda ela recheada com barcos de pescadores. Com águas calmas e cristalinas o pequeno areal enche-se rapidamente!

Sem sombra de dúvida o nosso cantinho favorito, sem desvalorizar o resto de Lloret de Mar que foi uma óptima surpresa para nós. Não contávamos gostar tanto! Para acabar em beleza estas férias em terras de nuestros hermanos, desfrutámos dos pratos típicos da região: Paella Mixta e a refrescante Sangria!

Já com muitas saudades destas férias, este é um destino que recomendo vivamente! :)