Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

16
Fev15

Orléans, cidade de arte e história

No dia de S. Valentim eu e o namorido decidimos ir dar um passeio até um sítio diferente, e a cidade escolhida foi Orléans. Situada a cerca de 125 quilómetros a sul de Paris, Orléans é a capital do departamento do Loiret, sendo classificada como cidade de arte e de história.

Após estacionar no centro da cidade deparamos-nos imediatamente com um monumento dedicado a Jeanne d'Arc, a heroína francesa e santa da Igreja Católica. Ela participou na Guerra dos Cem Anos conquistando esta cidade pelos franceses. A Maison de Jeanne d'Arc está presente nesta cidade.

DSC03824.JPG

DSC03846.JPG

Ainda na grande Place du Martroi, onde está o monumento à heroína da França, existe a Chambre de Commerce et d'Industrie (Quarto do Comércio e da Indústria), que no sábado passado contava com uma espécie de exposição, onde assistimos a ínumeros bonecos que se iluminavam numa coreografia acompanhada de sons. 

Depois de andarmos pela praça onde nos cruzamos com muitas pessoas, além do tramway que por lá passa, decidimos procurar a catedral.

20150214_173559.jpg


DSC03836.JPG


DSC03840.JPG


DSC03843.JPG

A Cathédral Sainte-Croix d'Orléans é uma catedral católica do estilo gótico. Visitamos o seu interior, achando-a bastante parecida com outras catedrais que já vimos. Confesso que a visita ao interior foi digna de um filme de terror. O frio, a escuridão, o silêncio e as inúmeras velas acesas deram-nos alguns arrepios! 

Imediatamente ao lado da catedral passamos perto do Hôtel de Ville, como podem ver na última fotografia acima. Actualmente celebram-se casamentos civis mas no passado foi o Hôtel Groslot d' Orléans onde eram acolhidos os reis franceses. Achei um edíficio muito bonito, e fez-me pensar nos filmes do Harry Potter. 

Por termos saído de casa já tarde juntando o tempo cinzento e chuvoso do passado sábado, esta foi sem dúvida uma visita relâmpago a Orléans. Ficaram muitas coisas por ver e fazer, uma delas as margens do rio Loire.

20150214_182608.jpg

Antes da partida não resisti em fotografar mais um magnífico carrócel!

2 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Eu disse sim

Coleccionando lugares

Paris sera toujours Paris

Leitura

Memórias