Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

02
Ago17

Roma, a cidade eterna II

Roma é conhecida como A Cidade Eterna, pois é uma das mais antigas cidades ocupadas na Europa. Segundo a lenda, Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rómulo e Remo, dois irmãos gémeos que foram amamentados por uma loba. Durante a fundação da cidade, as divergências foram mais fortes e Rómulo acabou por assassinar Remo. Uma lenda da mitologia romana, que torna esta cidade ainda mais cativante!

Durante a nossa estadia de três dias na belíssima cidade de Roma, visitamos o Vaticano, a sede da Igreja Católica. O Estado da Cidade do Vaticano, como é apelidado oficialmente, é um enclave entre muros dentro da cidade de Roma, tornando deste modo a capital de Itália como a única cidade no mundo que possui no seu interior um país! 

DSC08722.JPG

DSC08840.JPGvaticano1.jpg

Assim que chegamos ao Vaticano, dirigimos-nos à Praça de São Pedro, e confesso que senti um arrepio na pele quando entrei através das colunas da praça. Um local de tanta fé, que muito antes da Roma pré-cristã foi o local dos oráculos, e acredita-se que tenha sido neste local que São Pedro foi martirizado e sepultado, onde outrora existia o Circo de Nero (onde os cristãos eram executados na Roma antiga).

20170324_122953.jpgvaticano2.jpgvaticano33.jpgDSC08845.JPG

A nossa passagem pelo Vaticano foi rápida, e apesar de querermos subir a cúpula da basílica de São Pedro, não o fizemos porque as filas de espera nos desmotivaram imediatamente. Ficará para uma próxima, quem sabe! Prosseguimos então através das margens do rio Tibre em direcção ao Castel Sant'Angelo. Este castelo foi construído inicialmente como mausoléu pessoal do imperador Adriano, sendo posteriormente utilizado como edifício militar, fortaleza e até como prisão. 

DSC08889.JPGDSC08856.JPG

santagelo.jpgDSC08879.JPG

Passeamos ao longo do rio e por um pequeno momento achei aquela zona idêntica a Paris. A verdade é que Roma é a cidade-irmã de Paris! Segundo o ditado, "Solo Parigi è degna di Roma; solo Roma è degna di Parigi." o que quer dizer nada mais nada menos que "Somente Paris é digna de Roma; somente Roma é digna de Paris.". Não poderia estar mais de acordo, são duas cidades magníficas! 

Roma é um museu ao ar livre repleto de história e pormenores que nos deixam rapidamente fascinados, desde estátuas a inúmeras igrejas que estão presentes em cada esquina! É impressionante estar numa simples rua e encontrar mais de que uma igreja. Mais impressionante é entrar nelas e ficarmos deslumbrados com o seu interior! 

igrejas1.jpgDSC09160.JPG

igrejas2.jpg

Além das igrejas, são muitos os monumentos presentes na cidade e um imperdível é sem dúvida o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele presente na Piazza Venezia, um monumento dedicado ao primeiro rei de Itália. Resolvemos visita-lo no segundo dia, e ainda bem porque no terceiro dia a maior parte dos monumentos estavam fechados, devido ao aniversário do Tratado de Roma. Foi aqui que nos deliciamos com uma das melhores vistas panorâmicas da cidade eterna, num bonito fim de tarde!

DSC08733.JPG

DSC08958.JPG

roma.jpgDSC08959.JPG

Como referi, realizamos esta viagem em plena comemoração do 60º aniversário do Tratado de Roma, o que acabou por ser um pouco chato visto o aparato todo à volta disso, além de a cidade ter estado bastante condicionada no nosso terceiro e último dia. Vários monumentos encerraram (um deles, a Bocca della Verità), ruas bloqueadas a carros e a peões, assim como algumas estações de metro! Foi algo que nos enervou um pouco, já não bastava os vendedores de rua durante os três dias que insistem tanto em vender alguma coisa! No meio de tanto aparato, o noivo viu a Merkel a passar por nós de carro! Sendo assim, o terceiro dia foi maioritariamente a passear pelas ruas, o que por si só é excelente.

20170324_191452.jpg

DSC08901.JPG

DSC09074.JPG

No meio do passeio acabamos por encontrar o Panteão, o qual é uma das estruturas romanas antigas mais bem preservadas, tendo sido construído inicialmente como templo de adoração aos deuses da Roma Antiga. Actualmente utilizado como igreja dedicada a Santa Maria e os Mártires, é aqui que estão sepultados Vítor Emanuel II e e Humberto I, dois reis de Itália. O Panteão está localizado na Piazza della Rotonda.

DSC09083.JPG

DSC09096.JPG

DSC09097.JPG

Passamos também no Campo dei Fiori, uma das praças mais animadas devido ao seu mercado, e voltamos a passar em algumas das praças mais emblemáticas. É impressionante os pormenores que cada pequeno recanto pode conter.

DSC08944.JPG

DSC08946.JPG

ruassroma.jpgruasroma.jpgDSC09129.JPG

Além de todos os pormenores arquitectónicos, é perceptível a quantidade de Vespa e Fiat 500 que existem, dando ainda mais encanto à cidade!

Não posso deixar de falar em algo que me deixou completamente rendida à primeira cidade italiana que visitei: a comida! Não fosse eu adorar comer, chegar a Roma e deparar-me com dois pratos por refeição foi uma coisa que me deixou bastante satisfeita! Sendo uma eterna amante de massas, devo confessar que foram os gelados que me deixam a babar ainda hoje! Gelados tradicionais com sabores tão incríveis que ficaram literalmente imprimidos na minha mente! Estou desejosa de voltar a Itália e voltar a comer um gelado! :) 

Se passear em Roma já por si só é uma maravilha, então juntar um estômago satisfeito a isso é mesmo a cereja no topo do bolo!

DSC08900.JPG

vespafiat.jpg

comidaitaliana.jpg

DSC09081.JPG

Roma confirmou o fascínio que eu tinha por Itália mesmo antes de a conhecer. Três dias nesta cidade com mais de dois mil e quinhentos anos, não são de todo suficientes, pelo que foi com alguma tristeza que nos despedimos da cidade eterna pois sentimos que ainda ficou imenso para conhecer. Guardo na memória tantas coisas boas, e a vontade enorme de um dia regressar!

DSC09115.JPGDSC08926.JPG

romaa.jpgDSC08910.JPG

DSC08927.JPG

E foi assim que Roma se tornou numa das minhas cidades preferidas! ♥

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Coleccionando lugares

Paris sera toujours Paris

Leitura

Memórias