VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

Jul16

Saint-Malo

Saint-Malo é mais uma belíssima cidade francesa que adoramos conhecer. A cerca de 450 quilómetros de Paris, situa-se no departamento de Ille-et-Vilaine, na região da Bretagne e conta com 51000 habitantes.

Chegamos a esta cidade ao fim da tarde, visto que foi aqui que reservamos um quarto de hotel para passar a noite depois de visitar outras cidades anteriormente. Depois de uma breve passagem pelo hotel decidimos partir à descoberta de Saint-Malo e procurar posteriormente um restaurante onde pudéssemos jantar.

Como podem ver fomos recebidos com um magnífico sol ao longo da caminhada que fizemos até à zona intra-muros da cidade. Sim, porque a cidade possui um centro histórico dentro de muralhas que outrora protegeram a cidade nas invasões marítimas!
Apesar do sol que nos acompanhou, também tivemos direito a bastante vento, visto que por aqui o tempo é instável devido ao Canal da Mancha. Além do vento, aqui também existem as marés que são bastante notáveis ao longo do dia. Quando estivemos de visita a Saint-Malo, a maré estava cheia o que tornou duas ilhas completamente inacessíveis. Uma é a ilha de Petit-Bé, onde existe o Fort National que data do século XVII, e a outra ilha é a de Grand-Bé, as quais apenas se podem visitar quando a maré baixa.

Depois desta longa caminhada, chegamos finalmente ao centro da cidade que se encontra dentro das muralhas, o qual atrai bastantes turistas. Imediatamente antes de entrar nas muralhas, existe o castelo de Saint-Malo, o qual acolhe actualmente a câmara municipal da cidade.

Esta cidade foi afectada durante a Segunda Guerra Mundial, pelo que cerca de 80% da cidade tenha sido reconstruída, tendo-se mantido as muralhas as quais conservam o seu aspecto original.

Foi dentro deste centro tão animado, que encontramos um restaurante e acabamos por jantar e passar o resto da noite.

Como referi, ficamos alojados num hotel nesta cidade pelo que na manhã seguinte aproveitamos para conhecer outro ponto turístico de Saint-Malo. Les Rochers Sculptés, ficam a cerca de cinco quilómetro do centro da cidade, na praia de Rothéneuf. Tratam-se nada mais nada menos que rochas esculpidas numa falésia! Realizadas por Adolphe Julien Fouéré, um padre que aos 55 anos sofreu um AVC ficando surdo e mudo, decidiu retirar-se para esta falésia onde durante 13 anos esculpiu mais de 300 esculturas! Torna-se assim numa falésia fora do comum, como que um jardim feito de rochas esculpidas e onde a vista sobre o mar é deslumbrante!

Mais um cantinho da França explorado! :)