Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

VIE EN ROSE

Desde 1989 a ver a vida em rosa.

06
Abr15

Samba

Ontem á noite assistimos cá em casa ao filme Samba, filme este que estreou em Outubro do ano passado. Realizado por Éric Toledano e Olivier Nakache, esta comédia dramática francesa retrata a vida de Samba, um senegalês que vive em França há cerca de dez anos ilegalmente. Coleccionando pequenos empregos, Samba tenta por todos os meios obter os seus documentos e um dia a sua vida cruza a vida de Alice. Alice é uma empresária que passou por um burnout, e que se tenta reconstruir através de voluntariado numa associação de apoio a imigrantes ilegais. Cada um tenta ultrapassar os obstáculos que vão surgindo no caminho das suas vidas, e quando estas se cruzam vão encontrar um no outro aquilo que mais necessitam para poderem superar as suas dificuldades.

Gostei imenso do filme por este retratar a questão da imigração e me fazer reflectir sobre isso. Eu própria saí do meu país e integrei-me noutro legalmente, obviamente com muita mais facilidade por pertencer a um país da União Europeia. Mas e aquelas pessoas, como o filme retrata tão bem, que simplesmente fogem dos seus países porque estes se encontram em crise ou até em guerra? Aquelas pessoas que têm esperança de ter uma vida minimamente melhor e que dificilmente conseguem ou então vivem ilegais com medo de serem apanhados? É sem dúvida uma triste realidade!

Se conhecem e gostaram do filme Amigos Improváveis realizado pela mesma dupla que fez este filme, então não vão ficar desapontados com o Samba! Conta com a participação de Omar Sy, que acho um excelente actor, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim, entre muitos outros.

samba-9.jpg

Um excelente filme, recomendo!

2 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Coleccionando lugares

Paris sera toujours Paris

Leitura

Memórias